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Vale fazer marketing de conteúdo?

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Cada vez mais se fala sobre marketing de conteúdo e muitas empresas acabam por adotar a ferramenta como parte de sua estratégia para atrair e envolver potenciais clientes. Mas, fica a dúvida: vale a pena fazer marketing de conteúdo?

Quando falamos em marketing, devemos pensar não apenas na comunicação, mas na qualidade do produto, sua oferta ao mercado e seus canais de distribuição, afinal, de nada vale uma ótima comunicação com uma péssima entrega.

Nesse contexto, o marketing de conteúdo surge para complementar a atuação da comunicação com o objetivo de criar e distribuir conteúdos relevantes para seus públicos, como forma de ampliar o envolvimento deles com a marca.

Em outras palavras, o marketing de conteúdo vale a pena porque se tornou uma nova forma de construir um relacionamento consistente com os clientes antes, durante e no pós-venda.

Essa estratégia torna sua marca uma fonte de informações relevantes para o consumidor. Ela faz você estar presente em momentos que seu público precisa, mas de forma leve, não invasiva.

Fazer marketing de conteúdo significa tornar seu negócio mais efetivo no relacionamento com seus públicos. É estar no meio digital, mas também é ir além dele.

Produzir informação de interesse para seus públicos pode implicar em canais off-line que façam parte do dia a dia dessas pessoas. O marketing de conteúdo pode abranger o uso de mídias impressas, TV, rádio, palestras e outros.

Para um marketing de conteúdo efetivo é necessário um planejamento que responda a objetivos do negócio, direcione assuntos, indique como a conversa acontecerá com os seus públicos, onde e com que frequência. Além, claro, da definição de indicadores de resultados, para conseguir analisar a efetividade da estratégia.

O marketing de conteúdo traz que tipo de resultados ao negócio?

Independente do tamanho do negócio, o marketing de conteúdo se tornou uma importante ferramenta para o negócio, pois uma estratégia bem pensada e feita de acordo com a realidade da empresa é efetiva, inclusive para gerar visibilidade de marca.

  1. Aumenta a visibilidade de marca
    Como a marca passa a estar presente em momentos importantes para seus públicos, com conteúdos do interesse deles, ela se torna mais visível e sua produção de conhecimento, compartilhada para outras pessoas.
  2. Torna o relacionamento com seus públicos mais consistente e durador
    Informações relevantes na hora certa e na medida são ótimas ferramentas de relacionamento com consumidores e outros públicos. Isso cria uma aproximação com a marca além de momentos de compra ou reclamação, o que ajuda a criar vínculos emocionais.
  3. Aumenta a reputação da marca
    Produzir conhecimento com informações importantes para seus públicos é uma forma de demonstrar o quanto a marca domina o assunto e está pronta para oferecer os melhores produtos e serviços aos seus consumidores.

Esses três tipos de resultado já justificam o porquê do marketing de conteúdo ser tão importante para os negócios, mas, para completar tudo isso, ele ainda tem o poder de reduzir e otimizar os investimentos em comunicação.

Isso acontece porque um conteúdo pode ser replicado em diferentes canais e facilmente compartilhado pelos públicos que o considerar interessante, fazendo com que a marca chegue mais fácil a públicos específicos, sem grandes investimentos em mídia.

É assim que pequenos empreendedores passam a aparecer mais para seus públicos e conquistam mais lugar no mercado. Então, já é hora do seu negócio produzir conhecimento!

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