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Propósito faz a diferença no negócio?

Proósito faz a diferença no negócio? - Esenca

Tem se falado muito a respeito de estratégia de branding e da importância de ter um propósito para o negócio. Mas, ter um propósito faz diferença?

Na verdade, qualquer negócio tem um propósito, mesmo que seja apenas gerar dividendo para seus investidores. O que muitas vezes acontece é que até mesmo o próprio fundador não tem clareza suficiente para conseguir expressar em palavras qual é a razão de ser da sua empresa.

Então, a questão deve ser “compartilhar um propósito faz a diferença no negócio?”. A partir do momento em que o empreendedor tem clareza do que é a razão de ser que guia sua atuação, cabe a ele decidir se quer ou não que outras pessoas tenham conhecimento e façam parte dessa causa com consciência.

Compartilhar o propósito de uma empresa com seus clientes e outros públicos pode ser um grande motivador e uma ótima ferramenta para alavancar negócios.

A relação pessoal e tradicional entre empreendedores e seus clientes foi se tornando cada vez mais distante com o crescimento das corporações ao longo do tempo. Esse distanciamento quebrou vínculos que antes eram fortes e permitiam que comerciantes tivessem clientes cativos.

É neste contexto que o compartilhamento de propósito surge como um grande aliado dos negócios. Pois, expressar uma razão de ser verdadeira e inspiradora gera identificação pelas pessoas, que passam a criar uma maior simpatia e preferência pela marca.

Um propósito verdadeiro é capaz de atrair colaboradores apaixonados e dedicados que veem na razão de ser da empresa uma grande motivação profissional. Essas pessoas se tornam reais embaixadores da marca: além de ajudar na construção e fortalecimento do negócio, eles endossam o discurso da comunicação e ajudam a trazer mais clientes fiéis.

Ao longo das últimas 3 décadas vimos surgir grandes corporações com líderes de destaque. Pessoas carismáticas que trouxeram força para os negócios ao criar fortes laços emocionais com seus públicos, por meio de discursos consistentes e atuação coerente com a promessa da marca.

Ou seja, compartilhar o propósito com seus públicos é bastante benéfico ao negócio desde que a razão de ser seja verdadeira e clara, assim como o comportamento e a fala da marca concretizem essa promessa aos seus públicos.

Ter a medida certa entre o discurso do propósito da marca e a prática na gestão do negócio é essencial para conquistar clientes cativos e defensores da marca.

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