Jogue Fora sua Visão, Missão e Valores!

Proósito faz a diferença no negócio? - Esenca
Propósito faz a diferença no negócio?
20 de janeiro de 2017

Jogue Fora sua Visão, Missão e Valores!

Jogue fora sua visão, missão e valores! - Esenca

É raro encontrar uma empresa que não tenha definido qual sua visão, missão e valores. Um pequeno comércio do bairro ou uma grande empresa geralmente tem esses pontos escritos e divulgados em seus sites e em algum lugar da empresa, como, por exemplo, em um quadro na sala do diretor geral.

Mas, esses textos têm, de fato, uma função no seu negócio? Ou eles existem apenas para cumprir uma formalidade “estética” e para “preencher conteúdo institucional” no site? O que sua empresa está comunicando faz parte da estratégia de atuação e planos futuros?

A resposta para essas perguntas pode mudar tudo na sua empresa.

Se você é um gestor e a visão do seu negócio é “ser líder de mercado” e sua missão “deixar os clientes satisfeitos com entregas de qualidade” ou algo do tipo, comece a se questionar. Pode ser que valha a pena jogar tudo fora!

Claro que ser líder de mercado é uma projeção da empresa para um futuro, mas que futuro é esse? Como estará esse mercado quando sua empresa chegar à liderança? O que sua marca corporativa quer para o futuro que outras pessoas, além dos sócios e investidores,  também almejam e querem conquistar?

Em outras palavras, não é pecado querer ser líder de mercado, a questão está em ter uma frase sem sentido para as pessoas que irão construir esse futuro. Ou seja, seus colaboradores, parceiros, clientes e outros stakeholders.

Expressar uma visão de futuro significa compartilhar com seus públicos uma imagem projetada da empresa no longo prazo em um cenário desejado que inspira pessoas. Ela deve ser uma declaração única que demonstra a cultura da empresa e direciona exatamente o que ela quer criar.

A missão, por sua vez, expressa como a empresa pretende chegar nesse futuro projetado, demonstrando a forma como ela faz negócios orientada por seus valores. Assim, consolidando a cultura organizacional, que gera identidade com seus públicos e facilita a tomada de decisões.

Qual o problema de ter um texto genérico, que pode ser aplicado por outras empresas?

Bem, o conjunto visão + missão + valores forma a essência da marca, ou seja, o coração da sua estratégia, o propósito e a base da identidade que guia o negócio. Se o âmago da sua marca corporativa não se difere de outras empresas do mercado, então, qual será o seu diferencial competitivo?

Mesmo que a entrega de qualidade seja o principal destaque da sua empresa, existe algo por trás que é único e garante que o resultado final é melhor que de seus concorrentes. Caso isso não exista, ou não seja claramente percebido, dificilmente o negócio conseguirá chegar na visão de futuro, pois outros players do mercado poderão facilmente superar sua entrega.  Daí o porquê de ter uma essência de marca clara e única.

A apresentação da visão, missão e valores não precisa, necessariamente, ser escrita em frases apresentadas oficialmente neste formato. Há marcas de destaque que consolidaram todo esse conjunto em um manifesto ou outro tipo de texto inspirador.

A Natura, por exemplo, expressa sua essência como visão, razão de ser e crenças.

Visão: “A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte, com o todo.”

Razão de ser (missão): “ Nossa Razão de Ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar/estar bem.”

Já a Amazon, como um outro exemplo, expressa publicamente sua essência em sua visão colocando algo como:

“A maior seleção do Mundo.

Na Amazon, é nosso objetivo ser a empresa mais centrada no cliente da Terra, onde consumidores podem encontrar e descobrir qualquer coisa que eles possam querer comprar online.”

Em empresas de destaque como Natura e Amazon, percebemos claramente que essas declarações são guias de suas atuações. Esses negócios atuam no dia a dia direcionados para criar o futuro que almejam e, assim, se fortalecem e crescem cada vez mais.

Este não é um bom momento para você rever a essência do seu negócio? Será que seus colaboradores e outros públicos entendem e compartilham do mesmo propósito?

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