Inbound Marketing é para Empresas B2B?

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Invista no nome da sua marca.
10 de março de 2017

Inbound Marketing é para Empresas B2B?

Inbound Marketing para empresas B2B

Se o seu negócio é específico, faz parte de um mercado restrito, os processos comerciais são pessoais e você precisa “doutrinar” cada cliente para concretizar uma venda, então o inbound marketing pode ser uma boa pedida.

A venda pessoal é a principal razão para muitos negócios B2B relutarem em fazer comunicação digital.

Existe a sensação de que a comunicação profissional cria certa distância entre a empresa e o cliente em mercados onde “todo mundo se conhece”.

O seu mercado é restrito, o cliente precisa de entendimento técnico para entender a necessidade de compra e as pessoas tem cada vez menos tempo disponível?

Então, por que não estar presente onde seus potenciais clientes estão e falar para eles aquilo que realmente interessa e na hora certa?

Na verdade, ao contrário da sensação inicial, uma comunicação bem feita ajuda a criar mais proximidade de seus clientes e prospects.

Eis o porquê do inbound marketing estar em alta nos mais diferentes setores e segmentos de mercado. Ele é uma estratégia que atua em sinergia com o marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo é a ferramenta usada para criar e disponibilizar informações ricas para seus clientes em diferentes plataformas, facilitando a “doutrinação” e o engajamento desses públicos com o propósito do seu negócio.

Porém, o marketing de conteúdo não resolve tudo sozinho. Por isso, o inbound marketing surge como uma forma de trazer potenciais clientes até você mesmo antes deles saberem que precisam dos seus produtos/serviços.

 

Inbound marketing é para você?

Se você quer atrair potenciais clientes e ter suas vendas facilitadas, recebendo pessoas minimamente sensibilizadas com o que sua empresa oferece, a resposta é sim.

Segundo a ComScore, 64% dos brasileiros acessam a internet e, provavelmente, seu cliente não faz parte daqueles que ainda precisam de inclusão digital.

Por isso, ele deve usar sites de busca, como o Google, Bing e outros, acessar redes sociais (apenas o Facebook atinge cerca de 97milhões de brasileiros) e outras fontes de informação digital.

Com uma estratégia de inbound marketing você pode aparecer bem no momento em que o potencial cliente está buscando uma informação ligada ao seu negócio e oferecer para ele um conteúdo educacional.

Uma das formas mais comuns de inbound marketing é apresentar um ebook gratuito com as informações que a pessoa busca em troca dos contatos dela, como nome, e-mail e telefone.

Com isso, você já terá em mãos os contatos de um potencial cliente para envio de novas informações e início de uma abordagem comercial, por exemplo.

Mas, existem diversas formas de atrair contatos de potenciais clientes e compensa-los com conteúdos e experiências com o seu negócio. Afinal, você pode fazer cursos gratuitos, visitas monitoradas para apresentar processos e muito mais.

É importante que a estratégia leve em conta os diferentes perfis de potenciais clientes e seus níveis de maturidade em relação ao seus produtos e serviços. Assim, você poderá chegar até cada um deles da forma certa e no momento certo.

Cultivar o relacionamento com todos esses contatos também vale a pena e facilita futuras vendas.

Esse tipo de estratégia permite você chegar a mais clientes, provavelmente de menor ticket médio, mas com mais consistência e sustentação ao longo do tempo.

Vale a pena verificar as diferenças entre os esforços de vendas “porta a porta” e os de inbound marketing, seus custos e resultados para definir se o negócio lucra mais mantendo as duas estratégias ou optando por uma delas.

Cada negócio é único, então, somente planejando e testando é que você terá certeza dos resultados de cada inovação no seu processo comercial.

Mas, não se esqueça: para um negócio prosperar ele precisa crescer e para isso, ele deve sempre inovar e se renovar.

 

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