Como empresas B2B podem se beneficiar de redes sociais?

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Como empresas B2B podem se beneficiar de redes sociais?

Como Empresas B2B podem se beneficiar de redes sociais? - Esenca

Já faz algum tempo que as redes sociais não são mais território exclusivo de empresas voltadas ao consumidor (B2C) e têm conquistado cada vez mais adeptas do mercado de negócios que lidam apenas com empresas (B2B).

Mas, por que essa movimentação tem acontecido? Quais os reais benefícios que as redes sociais trazem para os negócios de empresas que lidam com outras empresas?

Hoje, as redes sociais se tornaram um importante canal de comunicação onde pessoas buscam e compartilham informações e experiências com empresas. Se bem utilizadas, elas podem ser um meio de reforço de reputação e de relacionamento com públicos estratégicos.

Por exemplo: para comprar um maquinário, ou um serviço de manutenção, o gestor irá avaliar, além dos benefícios funcionais, a fama do fornecedor no mercado e poderá consultar outras pessoas ou fontes de informação utilizando as redes sociais.

Há algum tempo atrás, a reputação das empresas B2B se construía principalmente com a comunicação “boca a boca”. As redes sociais atuais podem ser consideradas uma evolução desse tipo de comunicação. Elas dão mais amplitude às conversas, por isso, são também chamadas de “mídias sociais”.

Então, imagine um cliente conversando com um outro potencial cliente sobre sua empresa e apresenta seu folder durante um almoço. E se essa conversa pudesse ser apresenta em tempo real para todos os contatos do seu cliente e do seu potencial cliente ao mesmo tempo? É esse o poder das mídias sociais: elas multiplicam as conversas e podem dar mais força para sua empresa.

 

Como fazer o melhor uso das mídias sociais no mercado B2B?

Além de conseguir mais visibilidade a um baixo custo, as empresas B2B podem compartilhar informações, trabalhando o marketing de conteúdo, demonstrando seu domínio técnico e a qualidade de sua operação.

Mas, isso não significa perder sua identidade e imitar marcas B2C que estão fazendo sucesso nas redes. Pelo contrário, sua empresa deve usar a própria linguagem e conversar com seus públicos do seu jeito.

Para isso acontecer de forma correta e ser uma estratégia de sucesso, sua empresa precisa ter clareza do que quer apresentar nas mídias sociais, para quem e como. Por isso, precisa responder as perguntas:

  • Sobre que assuntos irá conversar nas redes sociais?
    Identifique os temas que seu negócio domina e são de interesse dos seus públicos para existir um diálogo natural e bem sucedido.
  • Em que redes estão seus públicos?
    De nada adianta fazer um perfil e iniciar uma série de exposições de conteúdo se as pessoas que você quer dialogar não estão lá. Procure identificar quais são as redes sociais preferidas do seu público-alvo.
  • Sua empresa está pronta para responder de forma rápida, assertiva e publicamente a provocações e reclamações?
    Deixar de responder, apagar comentários ou dar uma resposta atravessada são erros comuns que podem gerar uma crise na sua empresa. É importante definir todo um processo de respostas claras, transparentes e ágeis, respeitando a forma de comunicação do seu negócio, mas agindo de acordo com a dinâmica do universo digital.

Por tudo isso, pode ser muito vantajoso estar nas redes sociais. Mas, o sucesso só ocorre se existir uma comunicação coerente, transparente e de duas vias.

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